quarta-feira, 20 de abril de 2011

O amor de Tiradentes




Nada mais mineiro do que fazer as coisas sem pressa, aos poucos, quase em segredo.... Tiradentes teve um grande amor...e que grande amor....  a Cidade de Tiradentes guarda sua história, seus encantos e Contos de grandes amores .... ...e que muitos iguais a ele viveram  amores iguais ao seu.
Bom Feriado a todos!!!........Alice.



A aragem vespertina sussurra por dentre os ramos das árvores, alimentando ainda mais o clima romântico entre o casal de namorados. Que, ao pé de uma delas, troca juras de amor eterno.

A jovem traz consigo os refinados traços nobres da corte portuguesa, cabelos do dourado mais puro, destacam os olhos da cor das esmeraldas. O desalinho produzido pelos arroubos amorosos, deixa entrever o inicio de um par de seios formosos. “Pele de princesa”, lhe murmurara seu apaixonado, de nome Joaquim José da Silva Xavier.

Tanta ousadia em caricias ardentes demais para um início de namoro na provinciana São João Del Rei, se explicava pelo fato de seus protagonistas terem um contato maior com a Corte Imperial. Ela, como filha de portugueses há pouco estabelecidos na localidade, ele, como negociante-ambulante, que exercia ao mesmo tempo a atividade dentária e, por ser um hábil dentista, já fizera nome no Rio de Janeiro.

Os boatos e cochichos sobre os encontros da filha com “aquele colono, que ainda por cima é moreno!”, acabaram chegando até o pai da moça, e este não ficara nem um pouco satisfeito com o candidato à genro e explodira numa série de impropérios ao pedir explicações para a Julieta das Gerais, encerrando, por fim, a já prolongada discussão de forma categórica:

- Ou você desiste dessa loucura ou então vai mofar num convento em Portugal!

O ultimo encontro dos namorados ocorre dois dias depois. A moça andara desmarcando ou mesmo não comparecendo a vários outros. Isso acabara causando preocupação e angústia no rapaz.

O sabor da despedida definitiva, se é amargo para quem já vêm com a decisão tomada, é um tormento desesperado para quem não estava esperando por aquela ruptura. Os beijos deixavam de ser doces, para serem dados com gosto do sal das lágrimas. A partida final é um breve aceno de mãos, agora tímidas e depois um não-olhar mais para trás. A voz trêmula de Joaquim encerra a história daquela breve paixão:

- O preconceito de teu pai para com a minha origem humilde, a minha falta de educação formal, é a causa da destruição deste amor. Mas, eu te juro, minha Princesa, que vou lutar com todas as minhas forças para mudar este País, para fazer com que as pessoas possam serem livres em suas decisões, em suas opções de vida, sem serem exploradas por um poder arbitrário, que a todos nós sufoca. A partir de hoje, a minha vida nunca mais será a mesma. Jamais outra mulher irá fazer bater mais rápido este meu coração, que só a ti pertence. A partir de agora, ele estará dedicado em tempo integral à Causa da Liberdade deste País!

Dias, depois, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, vinha a ingressar na carreira militar como Alferes, modificando os rumos da História do Brasil. Se aos historiadores fosse permitido vasculhar os sentimentos dos revolucionários de todos os tempos, certamente que se observaria em cada um destes corações inquietos, a presença da chama ardente de um grande amor.


JOÃO WEBER GRIBELER

Um comentário:

  1. Linda a historia !!! Fiquei encantado com esse Cantinho, voltarei sempre que puder.Se todos dessem um cadinho de atenção aos nossos historiadores muitas coisas teriam tomado novos rumos.
    Abraços,Joaquim e Silvia - Mato grosso

    ResponderExcluir