terça-feira, 27 de setembro de 2011

Faço dele as minhas palavras...muito bom São cosme e Damião!!!



Segundo levado pro samba.... dia 27 de setembro, não é um dia qualquer, é dia de festa, dia de correr atrás de doces pelas ruas, dia de rezar, dia de ajudar. Dia de SÃO COSME e SÃO DAMIÃO.


     Independente da religião de cada um que lê nosso blog, me senti na obrigação de falar um pouco sobre esse dois. Que fazem a cabeça da garotada que vive no Subúrbio carioca e nas comunidades carentes. Ainda lembro o quanto era aguardado esse dia, os planos para pegar mais de um saquinho, a ida para casa de um parente que vivia em um bairro onde era mais tradicional a festa de Cosme e Damião e tantas outras aventuras nessa data especial.




Escrevo com um sorriso no rosto, lembrando do quanto era gostoso andar quilômetros atrás de um saquinho de doce, com Maria mole, suspiros, balas Juquinha e de tamarindo, doce de abóbora e de leite e o tão sem gosto porém irresistível cocô de rato!!!
     Lembro de acordar cedo e ir pra janela da casa onde eu vivia no Méier, zona norte,para olhar os primeiros balões e preparar a minha mochila. O kit tinha de ser completo e era formado por uma camisa reserva,(esse maldosamente levada para entrar na fila do doce várias vezes sem ser pego, santo olho grande) uns três ou quatro sacos de supermercados e uma garrafa de água. Ai se todas as crianças tivessem noção do quanto e bom correr atrás de doce... Mas enfim só o tempo nos ensina e nos maltrata com memórias de coisas que não fizemos e que infelizmente não podemos mais nos arriscar a fazer. Seria estranho estar com mais de 20 e entrar na fila da casa da Dona Maria, pra ganhar uma bola dente de leite, e um saquinho de doce. Imaginem o olhar de espanto e raiva das crianças.
     Lembro também que em todas, leiam bem, todas as festas que ia de São Cosme e São Damião onde se tinha uma torta, um bolo, um pudim, enfim qualquer coisa que fosse para partir, o primeiro pedaço era sempre deles e aí de quem pegasse aquele pedaço, o terror era tanto que ninguém se metia à besta e pegava a tal fatia dos santos.


     Salve SÃO COSME e SÃO DAMIÃO !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário